Instalação de um sistema fotovoltaico


Para instalar um sistema fotovoltaico primeiramente é necessário uma analise em sua conta de luz, ali estão informações relevantes para o dimensionamento da usina solar, qual o tamanho do sistema para atender a sua demanda.

Com essas informações levantadas, um técnico irá até sua residência ou comercio verificar se o telhado possui as condições necessárias para abrigar a usina solar, essa é uma etapa extremamente importante, pois será avaliado a estrutura do telhado, o tipo de telha, se há pontos de sombreamentos que poderão afetar a eficiência da geração e produção de energia. Essas informações serão enviadas para o setor de engenharia, que irão projetar a sua usina e solicitar a homologação na concessionária responsável (o prazo para homologação é de 90 dias).

Com o layout do projeto, uma equipe de instaladores irá até o local para instalar os trilhos que receberam os módulos solares e os inversores que transformarão a energia captada pela luz solar para energia elétrica que será utilizada pelos equipamentos da residência ou comércio.

Com a instalação finalizada, um representante da concessionaria irá verificar a instalação, estando tudo de acordo, seu relógio será trocado por um relógio bidirecional, que irá calcular o quanto a sua usina produziu de energia e quanto você consumiu da energia da concessionaria, assim no final do mês a sua fatura virá com essas informações e o saldo, que se transformará em créditos que você poderá utilizar em outros locais, desde que esteja no mesmo CPF ou CNPJ.